terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Graças à um busologo da internet encontrei essas fotos do 7171 fazendo a linha Sorocaba São Paulo via C.Branco e Via S.Roque! Ele já havia rodado por aqui antes...




segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

HOJE ENTENDO O PORQUE DA COMETA TER DESTRUIDOS OS GMs

Eu cresci ouvindo falar dos “Morubixabas”, nome dado pela cometa aos GM – PD 4104, famosos que rodaram de 1954 a 1972.
Tenho até hoje uma revista dos anos 80 que falava sobre esse modelo e sua história na Viação Cometa S.A.! Uma coisa que me intrigava na época era a decisão da Cometa, após aposentar o Morubixaba, de não vendê-los e sim desmanchar os veículos. Talvez a vontade de ver esses carros rodando era tão grande que não me atentei à questão de Marketing envolvida nessa decisão.
Talvez, à exemplo dos Beatles, que enquanto estavam no auge de sua carreira decidiram parar de tocar como uma banda, e assim se tornaram lendas, mesmo quase 50 anos depois, o mesmo aconteceu com os Morubixabas, que deixaram o eixo Rio – São Paulo e desapareceram!
Só fui perceber essa “jogada” hoje em dia, quando procuro em imagens do google ou vídeos no youtube tags como: “cma” “flecha azul” “ônibus da cometa” e as primeiras imagens e vídeos que aparecem são veículos judiados, modificados, infelizmente associados à bandas que pintaram os carros das cores mais horrendas possíveis, cortaram a lateral do carro para transformá-lo em cargueiro e por dentro o veículo virou um nojo!
Outros carros passaram a servir o turismo ilegal! Se colocarmos a busca de “transporte de ônibus ilegal” ou “clandestino” a primeira coisa que aparece são flecha azuis no bairro do Brás! As imagens e vídeos então são os mais terríveis! Motoristas maltrapilhos, com barba por fazer, motorista reserva dormindo no corredor do ônibus, enfim, um Paraguay!
Ahhh está aí! Infelizmente outra aplicação a que um CMA – Flecha Azul ficou atrelado! Viagens ao Paraguay, conforme dizem: “ele tem bagageiro alto” então é bom de trazer bastante mercadoria!
Hoje em dia eu enxergo os CMAs como os robôs do filme “O Homem Bicentenário”, como seria bom se vários amantes da história do transporte pudessem adquirir e revitalizar os carros que ainda conseguem ser revitalizados e montar um estoque de peças on line com os demais que já não conseguem mais voltar a sua originalidade.
Eu sempre olho o numero da chapa do carro quando vejo um descaracterizado, e imagino os tempos áureos, a época de ouro que aquele carro viveu antes de ser molestado para sub-serviços degradantes.

Acredito que com o tempo poderemos reverter esse quadro!
A primeira impressão é que ao invés de estar montando, estamos desmontando... Mas isso é inerente ao processo de revitalização!



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

MOMENTOS DE TENSÃO...


Após toda a elétrica finalizada e o veículo na funilaria, estava vendo o projeto como uma autoestrada sem congestionamento, apenas organizando os próximos passos...

Infelizmente ontem ao funcionar o carro percebi uma pequena pane eletrica no painel, o ventilador do motorista e o desembaçador pararam de funcionar... olhando mais atentamente percebi que os farois também!

Imediatamente fiz contato com o eletricista que se prontificou a ir lá hoje cedo comigo! Quando passei para pegá-lo pela manhã, havia um arranque urgente de um Mercedes para fazer, pois o rapaz ia viajar... eu cedi a vez e tudo bem...

Funcionamos o carro, movimentamos e quando fomos ligar de novo após o almoço, outra pane, dessa vez cortanto todo contato da partida...

Agora o eletricista foi acionado em carater de urgencia e espero até o final do dia estar com o veículo funcionando!

Na nossa lista de coisas a fazer:


  • Sábado: Ztec volantes vai tirar o volante para restaurá-lo
  • Segunda: Reunião com o letrista para ver um teste das letras
  • Quinta: colocar acabamento do braço da porta e capa do banco do motorista
  • Sexta colar adesivos e plaquetas


Vejamos se conseguiremos seguir esses passos!

Também já organizei um posto de combustiveis grande para abastecer o ônibus e lá mesmo fazer lavagens e higienizações!

Algumas imagens da preparação da pintura



MAIS ALGUNS VÍDEOS DO CMA NA REVITALIZAÇÃO DAS CORES!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O nosso processo de revitalização continua!

Revisão elétrica 👍

Agora começa a limpeza e acabamento! Ajustar e alinhar parachoques, começar a pintura correta, polir as rodas, e revitalizar a aparencia geral do carro!

Vamos em frente!

sábado, 11 de fevereiro de 2017

UMA RÁPIDA ENTREVISTA!




AS APARÊNCIAS ENGANAM...

Parece muito pior do que de fato está... Na verdade esse emaranhado de fios não passam de uma revisão para garantir que farois, seta, etc, funcionem adequadamente!

Conseguimos reverter os comutadores para o original! a chave liga e desliga do farol auxiliar voltou a funcionar, bem como os comutadores do painel para lanterna, alerta, etc...

O show a parte ficou por conta do Julio da Auto Elétrica Sta Quitéria que literalmente reconstruiu os suportes de pisca e lanterna, que haviam sido preenchidos com fibra, impedindo a instalação original da lanterna!

Os botoes do painel infelizmente não foram encontrados novos! buscamos de todas as formas! Só me resta contar com a sorte do Neto, que me vendeu o ônibus, conseguir me enviar o botão vermelho de alerta, como foi solicitado...

As "perfumarias" estão chegando por sedex... lentes de lanternas, piscas, vigias, capa de vigias... enfim, vamos fazer uma revitalização completa!












quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017



O INICIO DA REVITALIZAÇÃO!


O primeiro passo a ser tomado, até por conta da segurança é a parte elétrica do carro, pois diversos pequenos defeitos foram encontrados, como faróis que não funcionam, piscas que não sinalizam, etc...

Hoje foi um dia de muita alegria com o Flecha, aliás, como sempre, acordei cedo e fui funcioná-lo às 6.20 da manhã, ele pegou no primeiro toque! veículo impecável! óleo no nível correto, pressão de ar subindo rápidamente, portanto, em poucos minutos ele estava pronto para sair!

Levei o 7171 para o eletricista, e como era de se esperar, logo virou o centro das conversas, especialmente quando mostrei as fotos originais dele na cometa!

A lista de coisas a serem feitas:


  • Revisão do painel e instalação do conta-giros
  • Engatar a buzina a ar no botão do pé e ligar uma buzina correta no volante
  • Valvula do limpador de parabrisas
  • Iluminação interna
  • Trocar as luzes vigia (todas originais)
  • Trocar as lentes de lanterna e pisca
  • Instalação de uma tomada 12v (unica adaptação do veículo, porém vai utilizar um furo que ja estava perdido no painel)


No momento ele está no "estaleiro" e de lá vai direto para a oficina do Marinho fazer a pintura e limpeza...

Até lá terei que fazer uma "limpeza" na lateral da minha casa para tentar entrar com ele pelo portão, pois com as arvores etc, não foi possivel ainda!


ALGUNS VÍDEOS...


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017



E o dia chegou... Fui buscar o danado!
Ontem o susto foi grande! O Neto, responsavel pela empresa me ligou e disse que a diretoria se negava a liberar o carro sem o pagamento total! Diferente do que haviamos combinado...
Depois de debate e ponderacao, eles voltaram atras e liberaram o carro!
O 7171 esta muito melhor do que Eu esperava... Nenhum problema apresentado no decorrer do percurso de 150km. Tive apenas que inutilizar a terrivel adaptacao do revolver de ar colocado dentro do carro...
Para MIM nao fez falta pois nao era um item original!
Sai algumas vezes Hoje com ele... Fui levar e buscar as criancas na escola (acreditem se quiserem!)...
Amanha comecamos uma nova etapa com revisao eletrica!!!

domingo, 5 de fevereiro de 2017




EM BUSCA DA HISTÓRIA!



A busca por saber mais sobre o 7171 tomou conta do meu coração logo após sair da garagem onde fui vê-lo!

De que garagem era esse carro? Que linha fazia? Ele chegou a ser reformado pela própria Cometa? Qual modelo de Flecha ele era?"


Bem, algumas dessas respostas apenas por ter visto o carro já estavam solucionadas... pelo menos 2: O carro nunca havia sido reformado pela própria Cometa! Pois ainda estava com os bancos originais CMA em couro legitimo! (infelizmente nas reformas do inicio dos anos 2000 a Cometa trocava os revestimentos por tecido azul), E também já sabia que se tratava de um Flecha Azul VII, pois a partir do carro 7140 já eram todos Flecha Azul VII!


Descobrir a garagem foi um pouco de um golpe de sorte! É sabido, que na era de ouro da Cometa, os veículos eram lotados em garagens regionais de forma muito organizada. Os lotes de 10, 15, 20 carros iam para um determinada garagem e lá operavam.


Lembro-me bem que em Sorocaba tinhamos a sequencia do carro 7200 até 73XX, e nenhum desses tinha wc a bordo, por fazerem uma linha curta!


O 7171 tinha wc, o que me levava a crer que deveria ser de uma linha mais longa. Consegui algumas fotos do carro através de amigos busólogos, e encontrei o 7171 fazendo a linha Poços de Calda - SÂO PAULO e Rio - B.Horizonte. Isso não fazia nenhum sentido! ao mesmo tempo o carro estaria lotado em diferentes garagens! Mas ai a "ficha caiu", no final da era dos Flechas, quando vários já tinham sido reformados e destruidos com a horrenda pintura azul, os veículos foram redistribuidos, muitas vezes para serem usados como carros extra, pois a frota nova de marcopolos MBB estavam entrando a todo vapor...


Isso explicava encontrar o carro no Rio, P.Caldas e finalmente ser vendido na garagem central do Parque Novo Mundo.


Porém, tenho acesso a alguns videos mais antigos da Cometa, na garagem de Araraquara, esses videos são encontrados no youtube como "VIAÇÃO COMETA - A ERA DE OURO" no video 3/8 eles fazem uma materia extensa dentro do carro 7170, e em outros videos da serie encontramos o 7169, 7172, 7173... imagino que você deve estar pensando "como seria bom ter um vídeo do 7171 naquela época". Eu também adoraria, mas a unica explicação é que no momento que o vídeo estava sendo feito ele estava em viagem!


Mas com isso descobrimos, o carro havia sido lotado na garagem de Araraquara, e o próprio inspetor especial Corrêa, que aparece no vídeo já comenta que "aqueles carros" 7170 era o que ele usava como exemplo, por ser de ano 96 já estava pronto para ser vendido, pois a reposição de veículos era contante... Mal sabia ele que no ano seguinte ao vídeo os maravilhosos CMAs seriam substituidos por Marcopollos MBB...


As linhas possiveis que o carro fazia eram São Paulo - Araraquara, S.J. Rio Preto, etc...
Como não consegui um vídeo do próprio 7171 coloco um curto vídeo da passagem do 7455 na comemoração de 65 anos por Sorocaba!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017




Estamos (ou estou) vivendo dias de ansiedade! Ocorre que na última quarta feira o carro 7171 foi comprado, após anos de busca por sites na internet onde se encontra ônibus à venda.

A idéia era simples: encontrar um CMA - FLECHA AZUL, pois o Dinossauro já havia me dado sinais que não traria a satisfação que eu buscava, por alguns motivos... se fosse Dinossauro I, seria mais curto, se fosse Dinossauro II a mecânica já estaria obsoleta demais para os dias de hoje, então a busca foi por um FLECHA!

Eu aceitaria um 112, ou 113... falando no jargão da cometa, poderia ser um carro 51XX até o último 7455! nenhum tinha um "apelo" maior que o outro para mim... talvez um FLECHA AZUL III se eu pudesse comprá-lo hoje direto da Cometa seria minha escolha... por ser K113, contudo, ainda com rodas raiadas e a primeira janela baixa...

Uma semana antes de encontrar o 7171, estive no Jabaquara vendo um (provavel) FLECHA AZUL II, digo provavel por não ter mais as placas originais (as originais eram de 2 letras e ja haviam sido substituidas). Estava com a mecânica original K112, porém por dentro havia sido cabinado, e se não bastasse, o proprietário e seu amigo (quem efetivamente cuidava do ônibus era esse amigo) tentavam me convencer que o veículo era originalmente cabinado, bem como a morosidade da porta em fechar também era original e não fruto do vazamento de ar terrível que eu ouvia, sem contar que também tentavam me convencer que o número que haviam colocado no carro, devido a placa também era original Cometa!

Enfim, após ter passado um dos maiores nervosos da minha vida com essa "dupla dinâmica" e não ter nem conseguido ouvir o motor do carro ao testá-lo porque o "amigo" não parava de falar e tentar me "ensinar" como dirigir o ônibus sem saber que aquilo não era novidade para mim, decidi sair em busca de outro!

Foi ai que no interior de São Paulo achei o 7171! fui muito bem recebido pelo dono dele, que apesar de ser um jovem muito educado, não tem o menor interesse no ônibus, para ele aquilo era apenas uma maquina para levar os funcionarios dele nas obras, mal sabe ele que para mim o sentimento é de "resgate", e trazer de volta às estradas um cacique que deu as cartas por décadas!

Na negociação, para ficar melhor para os dois lados, fiz uma proposta justa e por outro lado o vendedor disponibilizou a oficina da empresa para ajustar alguns detalhes, porém fundamentais, para a condução segura do veículo, do contrario teria que guinchá-lo!

O prazo está sendo cumprido, não posso reclamar disso, no entanto, nunca pensei que 7 dias demorariam tanto para passar!



ASSIM QUE ELE FOI "RESGATADO", após ter servido com louvor à sua fabricante por mais de 10 anos, ele foi vendido à uma construtora, junto com mais 2 Flechas....


Como tudo na Vida tem um lado Bom e outro ruim... Se por um lado ele foi um veiculo de quem nao tinha "Mimo" por ele, pois transportava funcionarios, por outro lado foi um veiculo mantido quase 100% original, sem adaptacoes, sons, TVs, etc... Esse é só o primeiro capitulo!


Dedicação, Persistência, Trabalho...

é assim que essa história começa...
Quando meu pai decidiu mudar de São Paulo para São Roque, por muito tempo a única coisa que eu gostava dessa "troca de ares" era a chance de todo final de semana, após a escola, ir com meu padrinho para São Paulo, de Dinossauro, da Cometa!

Lembro que em meados dos anos 80 fui fazer uma viagem ao Nordeste, fui de avião, pois a Cometa não fazia viagens para lá, e no meu retorno os Dinossauros tinham sido substituidos pelos Flechas...
Fiquei ainda mais animado! lembro-me com clareza que a unica coisa que me decepcionou foi o fato dos carros terem perdido as confortáveis sapatas de freio, iguais as das 111S, e passaram a usar pedal de freio, igual ao 112, pois agora o chassi era K112!

Acreditem se quiserem... por muitos anos eu sonhei com o dia que eu dirigiria um ônibus desse, estou falando literalmente SONHAR! acordar até irritado por ter sido sonho!

Quem me conhece desde aquela época sabe quanto eu sempre adorei esses veiculos e na verdade, como eu, e muitos outros, veneravamos a maneira de administração da antiga VIAÇÃO COMETA S.A.

Os anos se passaram, muitos anos, e finalmente chegou o dia! comprei um Flecha Azul VII! Não trabalho com turismo, nem ônibus clandestido! então vem a pergunta: "para que você quer um ônibus?" e minha resposta é sempre: "PARA IR AO SUPERMERCADO!" Tenho um CMA porque amo esse carro e sua história, para mim é como se ele tivesse vida! E para mim ele sempre me trará a lembrança das viagens com meu padrinho, mais tarde as idas à Galeria do Rock, depois meus 4 anos de faculdade e tantas outras histórias...

Embarque nessa viagem sobre a aquisição e revitalização do carro 7171 da VIAÇÃO COMETA S.A.!